Saiba mais sobre Nutrição Enteral

A terapia de nutrição enteral é um conjunto de procedimentos terapêuticos empregados para manutenção ou recuperação do estado nutricional utilizado para melhor atender às necessidades nutricionais dos pacientes.

A terapia nutricional deve ser supervisionada por uma equipe de profissionais com conhecimentos e treinamento adequados para identificar e controlar possíveis complicações. Devem ser estabelecidas diretrizes e boas práticas de indicação, prescrição, preparo e administração da terapia nutricional para prevenir e evitar possíveis complicações relacionadas a ela.

A seleção da fórmula de nutrição adequada é um elemento importante a ser considerado para o sucesso da terapia nutricional. Nos últimos 20 anos, ampliaram-se de modo significativo o número e o tipo das fórmulas disponíveis.

Os critérios de seleção das fórmulas enterais devem incluir:

  • Diagnóstico do paciente
  • Idade
  • Gasto energético
  • Necessidades específicas de nutrientes
  • Condições metabólicas
  • Capacidade digestiva e absortiva
  • Disponibilidade do produto
  • Relação custo-benefício

As opções de alimentação enteral incluem alimentação artesanal feita a partir de uma mistura de alimentos convencionais homogeneizados para forma líquida e dietas industrializadas formuladas sob condições controladas a partir de fontes de alimentos e nutrientes, para proporcionar uma nutrição completa e balanceada.

Tendo em mente que a segurança dos alimentos e uma nutrição saudável são pré-requisitos para uma boa saúde, a equipe multidisciplinar de terapia nutricional deverá definir e avaliar as questões envolvidas na seleção de dietas enterais ideais para os seus pacientes.

CONCLUSÃO

A seleção de dietas enterais apropriadas constitui um componente de importância crucial do tratamento do paciente. Atualmente, dietas enterais industrializadas e nutricionalmente completas encontram-se disponíveis para atender a uma ampla faixa de necessidades clínicas.

Os profissionais de saúde contam com a garantia da nutrição completa e apropriada, maior segurança e menores custos de mão de obra quando dietas industrializadas são selecionadas. Em comparação às dietas caseiras, as dietas industrializadas dispensam algumas etapas na preparação e apresentam uma menor probabilidade de contribuir para doenças relacionadas com a contaminação dos alimentos e utensílios.

Nestlé Health Science

Copyright © 2008 Todos os direitos reservados. Política de Privacidade.